Diversidade



Deus não precisa de defensores, muito menos de pessoas que condenem outras pessoas no nome dele por não acreditarem em sua existência. O fato de acreditar em um deus não me faz superior a ninguém, nem me dá privilégios sobre outras pessoas (escrevo assim, com d minúsculo mesmo e propositalmente, e isso não diminui a grandeza do deus que acredito não me torna uma pecadora e também não demonstra incredulidade nem falta de respeito, ao certo ele nem se incomoda com o tamanho da letra que uso para escrever seu nome e um "caps lock" a menos no teclado não fere sua divindade).
Não posso (nem quero) provar a existência de deus. Ainda assim acredito, acredito porque sinto, porque tenho o direito de acreditar.
Comprovações diversas sobre a existência de deus não me impressionam, possíveis articulações e especulações sobre como surgiu a terra e todos os seres que nela habitam não me movem. O que me move é a beleza de poder acreditar no que quero, sem ser julgada como certa ou errada.
Não! Esse texto não é sobre deus, muito menos sobre mim. E também não tem o objetivo de fazer você acreditar no que acredito. Esse texto é sobre a diversidade, sobre a variedade de opiniões, sobre o direito de expressar-se. É sobre a liberdade de poder dizer livremente que creio e amo um deus, sem ser repudiada por isso. E a liberdade de quem não acredita no mesmo que eu poder expressar-se abertamente, sem ser desrespeitado.
E sobre o respeito reitero, se escrito na bíblia ou não, citado no alcorão ou não, o respeito nada tem a ver com religião e sim com caráter. 
Respeitar não é aceitar a verdade do outro como sua verdade.
Quando você diz "deus te abençoe" pra alguém que não acredita em deus e tem outra crença, não se sinta constrangido se ele responder: exu te acompanhe.
Respeitar é saber ouvir o outro e ainda que não compartilhe da mesma opinião, se esforce para que ele não perca o direito de acreditar no que julgar ser sua verdade.
Não importa sua religião, cor da pele, classe econômica, opção sexual ou naturalidade, todos (sem exceção), TODOS fomos criados da mesma forma independente do que você ou eu acreditamos.
E para você que leu esse texto até o final sem concordar com algo que eu disse, certamente compreendeu a mensagem passada aqui, pois mesmo não aceitando a minha opinião e balançando a cabeça negativamente, não sentiu vontade de me esganar, nem ao menos desejou que deus pesasse a mão sobre mim. Isso é respeito e tolerância.
Mary Santos

Comentários